Digite seu e-mail no campo abaixo

O seu e-mail não será divulgado.

Curta o Clique a Gosto
no Facebook!

Clique aqui e encontre receitas pelo tema

13 junho, 2010

Tudo sobre os "Bem-Casados"

Um dos momentos mais aguardados pelos convidados em uma festa de casamento, certamente, é o recebimento dos bem-casados como uma doce lembrança da união dos noivos. Degustados normalmente no dia seguinte, os doces despertam a última lembrança dessa importante cerimônia. Por isso, é preciso ficar atenta a certos cuidados para que a festa não termine com um gosto amargo.

Especialista em Bem-Casados, Mara Borges, diretora da Emília Bem-Casados, convive com o doce desde que nasceu. Sua avó, Dona Cecy, tece contato com um doce similar trazido da Itália por uma amiga e uma colega pediu para que fizesse algo parecido. Mara relembra a história. “O que se via é que eles eram pingados com uma colherada e assados meio a meio. Cada parte acabava saindo de um tamanho e então minha avó dizia que tínhamos que procurar as bandas com os tamanhos mais parecidos para o doce ficar 'bem-casado'. E acredita-se que partir daí, o doce foi batizado de bem-casado”.

Mara sugere que antes de realizar a encomenda é preciso ficar atenta e fazer uma boa pesquisa de mercado, visitando o maior número de fornecedores e degustando os bem-casados. “Na hora da degustação, fique atenta ao formato do doce, se ele não é pequeno demais e se as bandas são simétricas. Além disso, preste atenção na umidade, maciez, colocação e quantidade do recheio; se há cheiro de ovo - e o banho de açúcar que o doce recebe, pois ele não pode ficar nem muito molhado e nem muito seco”.

Outra dica importante é fazer um contrato com o fornecedor, pois assim a noiva se assegura que os bem-casados estarão prontos no dia do casamento. “A Emília Bem-Casados possui infra-estrutura para atender os pedidos e ainda damos as garantias de entrega via contrato assinado com os clientes”, explica Mara. “Mas, infelizmente, há muita informalidade e pouquíssimas empresas especializadas no doce - e sempre recebemos noivas chorando na véspera do casamento, por que os bem-casados encomendados não ficariam prontos a tempo”, diz Mara.

Cuidados com a higienização e maquinário exclusivo
É aconselhável saber o máximo de detalhes sobre a fabricação do bem-casado: se o local da produção é limpo - e se as fôrmas e utensílios são lavados corretamente. “Afinal, qualquer falta de higiene poderá contaminar os doces e por conseqüência, os convidados”, explica Mara.

A Emília Bem-Casados possui uma equipe formada por 24 funcionários, sendo três deles no atendimento do show room. Com equipamentos exclusivos e próprios para a fabricação dos bem-casados, a higienização na fabricação dos doces seguem rigorosamente as regras da Vigilância Sanitária. "Para aprimorarmos ainda mais nossa qualidade, trabalhamos com a Alef Assessoria Nutricional, que implantou um sistema de controle de qualidade, padronização, estoque, controle de temperatura, etiquetação das amostras e treinamento dos funcionários", explica Claudino Borges. Além disso, utiliza ovo pasteurizado e todas as receitas são padronizadas.

Mais de 90 embalagens, a grande maioria exclusivas
A apresentação do bem-casado é um detalhe tão importante quanto o sabor e qualidade do doce. “Afinal, se o embrulho não for apresentável, os convidados olharão para a lembrança e não sentirão vontade de levá-lo para casa nem comê-lo”, diz Mara. Uma dica importante é tentar combinar a embalagem com o tema da festa. “Se os tons usados na decoração do salão forem rosados, por exemplo, é interessante que se procure uma embalagem da mesma cor”, completa.

Na Emília Bem-Casados o cliente tem ainda a possibilidade de escolher e customizar as embalagens de acordo com o seu desejo. “Nossos bem-casados são amarrados com fitas de cetim e adotamos uma técnica que não deixa o lado acetinado para dentro, nem uma pontinha sequer! E temos uma infinidade de cores, tipos de papel, tecido - que é um convite à criatividade para a escolha final”, afirma Mara.

Portanto, para não errar na hora de encomendar o bem-casado, é importante seguir as dicas de um especialista e garantir que os convidados tenham uma ótima lembrança do casamento!


Receita do doce

Tempo- 1 hora
Rendimento- 25 unidades

Ingredientes- 6 ovos (claras e gemas separadas)- 1 xícara (chá) de açúcar – 1 xícara (chá) de farinha de trigo- ½ colher (sopa) de maisena- 1 colher (chá) de essência de baunilha- ½ colher (sopa) de fermento em pó- margarina para untar- 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio- ½ kg de leite condensado cozido até o ponto de doce de leite.

Modo de Fazer- na batedeira, bata as claras em neve e junte o açúcar aos poucos. Acrescente as gemas, uma a uma, a farinha, a maisena, a baunilha e o fermento batendo a cada adição. Divida a massa em 2 partes iguais e coloque em 2 fôrmas retangulares untadas e forradas com papel-manteiga também untado. Leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e desneforme. Corte pequenos discos com um cortador de biscoitos ou a borda de um cálice, passe o doce de leite em um dos discos e cubra com o outro, até terminar a massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Show room Emília Bem-Casados
Rua Cunha Gago, 625 - Pinheiros, São Paulo
(11) 3815-8564



Cadastre-se ou entre para salvar esta página.